É POP na Web! – Autoria Cultural recebe José Miguel Wisnik e Ricardo Tiezzi neste mês

Autoria Cultural recebe José Miguel Wisnik e Ricardo Tiezzi neste mês

AutoriaCultural

O Projeto Autoria, que oferece mais de 240 horas de atividades gratuitas de literatura, dramaturgia, jornalismo, publicidade, mídia social e artes plásticas, promoverá nos dias 17 e 24 de agosto palestras do escritor José Miguel Wisnik e do roteirista Ricardo Tiezzi.

As palestras serão realizadas no Campus Dom Idílio José Soares da Unisantos – Avenida Conselheiro Nébias, 300 – Santos. Os interessados devem se inscrever pelo site do projeto: www.autoriacultural.com.br.  As atividades do Projeto Autoria são destinadas a estudantes, professores, escritores, roteiristas, jornalistas, publicitários e demais interessados no tema, a partir dos 16 anos e sem limite de idade.

Programada para o dia 17, das 19h às 22h, a palestra O Modernismo e as Crônicas Brasileiras do premiado e renomado José Miguel Wisnik irá abordar seu trabalho como escritor, compositor e ensaísta com foco em seus estudos envolvendo Clarice Lispector, Guimarães Rosa e Machado de Assis.

Já no dia 24, das 19h às 22h, o premiado roteirista Ricardo Tiezzi irá palestrar sobre A Arte de Escrever Roteiros uma discussão sobre formatação e o que realmente funciona, e o que não funciona, na escrita de um bom roteiro.

José Miguel Wisnik
Com pós-doutorado na área de Linguística, Letras e Artes pela Universidade de São Paulo, USP, José Miguel Wisnik é professor doutor no ensino de Literatura Brasileira. Como pesquisador atua nas linhas de Música e Modernismo, Literatura e Música Popular, além do Conto Brasileiro: Machado de Assis, Clarice Lispector e Guimarães Rosa. Vencedor dos prêmios Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, em 2009 e 1979; Melhor Trilha Sonora – Longa Metragem, pelo Festival de Cinema do Ceará, em 2001; Prêmio APCA de Música para teatro, pela Associação Paulista de Críticos de Arte, em 1995 e 1991; Prêmio APCA de Música para dança, pela Associação Paulista de Críticos de Arte, em 1993; Prêmio Kikito pelo Festival de Cinema de Gramado, em 1989 e Troféu Noel Rosa na categoria “Revelação de compositor”, Lei Sarney à Cultura, em 1989.

Ricardo Tiezzi
Escreveu o roteiro dos filmes Superpai e Qualquer Gato Vira Lata. Foi roteirista de O Outro Lado do Paraíso (vencedor do prêmio do Júri Popular no Festival de Gramado 2015 e melhor filme no júri popular de estudantes no Festival Latino Americano de Triste). Trabalhou como roteirista do programa Malhação (Globo) e escreveu as séries Julie e os Fantasmas (Band / Nickelodeon), Agora Sim (Mixer / Sony), A Vida de Rafinha Bastos (Fox), Mothern (GNT), Mano a Mano (Rede TV) e o telefilme Amor ao Quadrado ( Globo). Roteirista da animação Sítio do Picapau Amarelo (Globo), da novela infantil Floribella (Band), dos programas de filosofia Peripatético e Café Filosófico (Cultura). Além de trabalhos como consultor para o edital FICTV, do MinC , como júri e consultor para o concurso NetLab e como júri de editais para a prefeitura e para o estado de SP. Como professor, ministra oficinas de narrativa audiovisual na Roteiraria e no Centro Cultura b_arco. É professor da pós-graduação em Roteiro para Cinema e Televisão da FAAP e especialista em História da Arte pela FAAP. É mestre em Cinema, Filosofia e Religião da PUC-SP e articulista da Revista de Cinema.

Mais sobre o Autoria:
São 25 atividades, entre oficinas e eventos e mais de 2 mil vagas gratuitas para os interessados em aprender a arte da escrita. A Unisantos, o SESC Santos e Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto abrigarão todos os eventos do Autoria, entre os meses de maio e agosto. Idealizado pela produtora cultural e coaching literário Lu Menezes, o Projeto Autoria recebeu o incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC, pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo e é destinado aos estudantes, professores, escritores, roteiristas, jornalistas e publicitários, a partir dos 16 anos e sem limite de idade. A primeira etapa do Autoria Cultural, realizada entre maio e junho, contou com 400 alunos em oito atividades, como oficinas, palestras e encontros com profissionais renomados.