É POP na Web! – Copa do mundo: sete audiolivros que te ajudarão a ficar craque sobre futebol

Copa do mundo: sete audiolivros que te ajudarão a ficar craque sobre futebol

Ubook oferece opções para quem quer entender sobre táticas de jogos, saber histórias de competições passadas, conhecer biografias de jogadores e até aprender algumas expressões em russo e te colocar na posição de frente na hora de debater sobre a Copa com os amigos e familiares

A contagem regressiva já começou, a seleção já está escalada, vuvuzelas estão à postos e as esperanças no hexacampeonato estão renovadas! Os jogadores têm feito bonito em campo nos últimos amistosos em que a seleção canarinho participou e é a hora em que 200 milhões de técnicos brasileiros entram em campo. Afinal, neste período em que, seja nos bares, nos corredores das empresas ou naquele almoço de família aos domingos, todos têm palpites e sugestões para conquistar a Taça, a informação é um diferencial para quem quer driblar o adversário e fazer bonito na frente da torcida demonstrando seus conhecimentos.

Pensando nisso, a equipe do Ubook, maior plataforma de audiolivros por streaming da América Latina, selecionou uma lista de indicações de obras que te deixarão craque para debater sobre o esporte com qualquer pessoa e se destacar entre os amigos por entender detalhes de táticas de jogos, saber histórias de competições passadas, conhecer biografias de jogadores e, até mesmo, falar algumas expressões em russo.

E o melhor é que é possível adquirir todo esse conhecimento enquanto se faz outra atividade (seja se deslocando de casa para o trabalho, enquanto faz os afazeres domésticos ou mesmo pratica atividade física). Afinal, para ouvir os audiolivros, basta ter um celular por perto. O Ubook funciona como o Netflix para vídeos ou o Spotify para música: com R$ 24,90 por mês é possível ter acesso ilimitado a todo o catálogo da plataforma. Confira a seguir a escalação selecionada pelo time do Ubook:

1 – “Estratégias e táticas do futebol”: Entender os fundamentos é essencial para qualquer técnico. Ouvindo esta obra você irá entender os esquemas táticos, a evolução do futebol, a formação de uma equipe, as modernas técnicas de treinamento em alto nível, montagem de equipes, programação e até o planejamento da temporada. E o mais legal é que quem te conta tudo isso é o técnico que levou o Brasil ao tetracampeonato, Carlos Alberto Parreira. “Parreira é o autor e também o narrador deste livro, que conta ainda com a participação de diversos convidados. Além de explicar tudo sobre estratégias e as mais modernas táticas do futebol mundial, o técnico esclarece sobre jogadas ensaiadas, fala sobre o Barcelona, sobre as Copas do Mundo e o título de 1994. Nada melhor do que aprender com um campeão”, comenta Eduardo Albano, diretor de conteúdo do Ubook.

Serviço:

Título: “Estratégias e Táticas do Futebol”

Autor: Carlos Alberto Parreira

Narrador: Carlos Alberto Parreira

Tempo de áudio: 6:44:55

Editora: DB4

Onde ouvir: Ubook (www.ubook.com)

 

2 – “Neymar: conversa entre pai e filho”: Neymar é, sem dúvida, não só a estrela do Brasil, mas um dos melhores jogadores que estarão na Copa. Como poucos atletas de sua geração, conseguiu levar para dentro do campo de futebol o fator emoção e trouxe à tona o verdadeiro sentido da palavra família e – sobretudo – PAI! “Do trágico acidente aos quatro meses de idade, passando pela infância difícil, a lapidação do talento nas categorias de base do Santos, as rédeas curtas do pai, os bastidores do mundo da bola, o segundo não para um clube europeu em 2010, as emoções dos títulos e premiações conquistadas, a relação com Davi Lucca e, ainda, revelações inéditas sobre a transferência do jogador para o Barcelona e seus planos para o futuro: tudo isso é possível encontrar neste audiolivro. E, para tornar a audição ainda mais interessante, optamos por gravar o enredo com duas vozes de idades diferentes, uma vez que a história é baseada em uma série de entrevistas com o Neymar filho e o Neymar pai no qual cada capítulo alterna o ponto de vista dos dois”, conta Flávio Osso, CEO do Ubook sobre o livro escrito pelos jornalistas esportivos Mauro Beting e Ivan Moré.

 

Serviço:

Título: “Neymar – Conversa entre Pai e Filho”

Autores: Mauro Beting e Ivan Moré

Narradores: Tarcísio Pureza e Alexandre Araújo

Tempo de áudio: 3:50:54

Editora: Universo dos Livros

Onde ouvir: Ubook (www.ubook.com)

 

 

3 – “O Mundo do Futebol”: A história do Brasil no futebol é repleta de craques. E um dos nomes que certamente figura entre os melhores jogadores que este País já teve é Zico. “Idolatrado como um dos melhores de sua geração, nesta obra, Zico conta sua história, suas vitórias, suas dificuldades e muitos “causos” do futebol. Além de contar com diversos convidados como Roberto Dinamite, Rodrigo Caetano, Parreira, entre outros”, comenta Marta Ramalhete, gerente de produção do Ubook.

Serviço:

Título: “O Mundo do Futebol”

Autor: Arthur Antunes Coimbra (Zico)

Narrador: Arthur Antunes Coimbra (Zico)

Tempo de áudio: 9:38:25

Editora: DB4

Onde ouvir: Ubook (www.ubook.com)

 

4 – “Nunca fui santo – A biografia Oficial”: Outro grande craque da história da seleção é o goleiro Marcos, ex-Palmeiras. E nada melhor do que ouvir sobre futebol de alguém que tem uma vida de dedicação ao esporte. “Com uma linguagem informal, o leitor vai sentir que está conversando com um amigo, ouvindo “causos” engraçados, confissões e detalhes de sua trajetória profissional. Nesta obra, o grande astro do Verdão homenageia seus próprios ídolos e mentores, em um autêntico tratado de devoção à carreira”, esclarece Cristina Albuquerque, gerente de conteúdo do Ubook.

Serviço:

Título: “Nunca Fui Santo – A Biografia Oficial”

Autor: Mauro Beting

Narrador: Audren de Azevedo

Tempo de áudio: 3:12:53

Editora: Universo dos Livros

Onde ouvir: Ubook (www.ubook.com)

 

5- “#TeveCopa”: Já que recordar é viver, e também a melhor jogada para evitar erros do passado, que tal conhecer um pouco mais sobre a edição realizada no Brasil? Uma boa sugestão para isso é ouvir o audiolivro “#TeveCopa”, que conta a história é de um blogueiro e jornalista apaixonado por futebol e pela seleção brasileira que ganha, na última hora, o direito de ir a qualquer jogo da Copa do Mundo no Brasil. Ele narra as aventuras da viagem para acompanhar os melhores jogos e a frustração vivida no 7×1. E, apesar de ainda continuar dolorida, a história daquele 7×1 nunca foi tão divertida, quanto esta contada pelo autor”, comenta João Campelo, gerente comercial do Ubook.

Serviço:

Título: “#TeveCopa”

Autor: Rica Perrone

Narrador: Jorge Henrique Piccolli

Tempo de áudio: 2:26:05

Editora: Independente

Onde ouvir: Ubook (www.ubook.com)

 

6 – “Posso crer no amanhã”: Futebol é paixão nacional não apenas por entretenimento. O esporte mexe com a emocional dos brasileiros por todas as histórias de superação conhecidas. Uma delas causou comoção mundial e demonstra o poder do esporte em unir as pessoas ao redor de um sentimento único de compaixão e solidariedade. Por isso, mesmo não estando diretamente ligada à Copa, Anderson Santos, gerente de Direitos Autorais do Ubook, sugere a audição da obra escrita por Helio Zampier Neto, um dos jogadores sobreviventes da tragédia ocorrida com o avião da Chapecoense. “Após alguns meses do acidente, o jogador faz um relato de sobrevivência e fé, que faz o leitor reavaliar seu propósito na vida e suas prioridades. É uma emocionante leitura”, recomenda.

 

Serviço:

Título: “Posso Crer no Amanhã”

Autor: Helio Zampier Neto

Narrador: Duda Ribeiro

Tempo de áudio: 4:58:02

Editora: MK Editora

Onde ouvir: Ubook (www.ubook.com)

 

7 – Podcasts. Uma forma de consumir informação rápida e que tem conquistado cada vez mais pessoas, de jovens a executivos, são os podcasts. Eles trazem conteúdo de forma ágil, objetiva e sob demanda. Entre as várias opções existentes no Ubook, Diego Bacellar, editor da plataforma, sugere “Rumo à Rússia”, que traz curiosidades sobre todas as Copas do Mundo e a preparação para o Mundial de 2018. Para quem quer ouvir comentários esportivos, as indicações são: Momento do Esporte – Juca KfouriPelada na netFronteiras invisíveis do futebol e Tarja Futebol Clube. “Temos até podcasts com dicas rápidas para quem deseja aprender idiomas. O “Slow Russian”, por exemplo, é uma ótima e divertida opção para quem quer aprender russo. Mas, é preciso saber inglês, porque é nesta linguagem que as instruções são transmitidas”, aconselha o editor do Ubook.