Dilema das redações: como encontrar boas fontes para suas pautas sem perder tempo?


Filtrar pautas e fontes em meio a centenas de e-mails é muito improdutivo. O caminho é recorrer a alternativas para agilizar a relação entre redações e assessores.

Redações enxutas, centenas de sugestões de pautas que falta tempo para avaliar, prazo curto para encontrar fontes e fechar pautas. Se você é jornalista de redação, sem dúvidas, se identifica com esse cenário – ainda mais se trabalha mais com factuais e pautas quentes.

Diariamente repórteres e editores recebem e-mails com sugestões de pauta e é impossível dar conta de ler todas e muito menos responder uma a uma, não é mesmo? No meio desses e-mails todos é possível que haja um belo furo de reportagem, uma fonte de conteúdo interessante, uma pauta supercriativa e outras raridades. Mas certamente há também muitas pautas para editorias que não são do seu interesse, pautas enviadas mais de uma vez na esperança que você as leia, assessores fazendo follow up etc. E sem falar nos infinitos e-mails que caem em spam por descuido de assessores (se você é assessor, veja aqui como evitar que seu e-mail caia em spam)!

Para melhorar esse fluxo, alguns jornalistas de redação acabam passando um e-mail pessoal para os assessores de imprensa mais próximos, mas, mesmo assim, com o passar do tempo, vira mais uma caixa lotada de e-mails que é impossível de ser gerenciada. Uma alternativa é responder alguns e dar feedbacks rápidos do tipo de pautas que realmente te interessam. Outra seria bloquear os e-mails que não quer mais receber. Mas tudo isso leva tempo e isso obviamente é algo que você não tem.

Mais produtividade nas redações

Mas como encontrar boas e novas fontes para entrevistar e agilizar as pautas já aprovadas com o editor e como prazo para serem produzidas? Como trabalhar de maneira mais produtiva? Como variar fontes, diversificar pautas e conhecer novos assessores?

Seria criar uma lista dos contatos dos assessores das fontes mais interessantes uma boa alternativa? Ou seria melhor recorrer à grupos do Facebook ou mesmo de Whatsapp que tem foco em aproximar pautas e fontes? Talvez, mas mesmo assim vale encontrar soluções mais eficientes para aumentar a sua produtividade como jornalista de redação.

Solução

A grande novidade do momento é que existem plataformas para resolver o dia a dia dos jornalistas e assessores. Um bom exemplo é o Press Voice, da Press Manager.

É uma solução para trazer agilidade ao dia a dia das redações e aumentar a produtividade. O Press Voice é gratuito para quem trabalha nas redações, sendo uma bela mão na roda para otimizar a busca por boas fontes e pautas. Nesta plataforma é possível visualizar apenas releases e sugestões de pautas das editorias do seu interesse, solicitar fontes para suas pautas, conversar via chat com assessores (sem perder tempo nem trocar zilhões de emails), receber fotos e dados, entre outros.

Outra vantagem da ferramenta é não precisar abrir cada release para ver do que se trata, já que é possível ver uma síntese, um resumo de cada release de forma simples e rápida. Vale a pena conhecer! Acesse aqui e agilize seu dia a dia em 2018!

Matéria anterior
Com doação de 200m² de grama, Itograss auxilia na restauração de famosa praça de Ribeirão Preto
Próxima matéria
Aritana Maroni e Rita Cadilac firmam amizade após A Fazenda

Mais do É Pop

Menu