Diretor Argentino do premiado “Las Acacias” começa a filmar seu novo projeto em coproducão com o Brasil

2012 New Directors/New Films Opening Night Gala - "Where Do We Go Now?" - Arrivals And Q&ANo próximo dia 13 de junho começam as filmagens de “INVISIBLE”, segundo longa-metragem de Pablo Giorgelli, diretor do premiado “Las Acacias”, vencedor do prêmio Câmera D’or no Festival de Cannes 2011.

O longa é uma coprodução Brasil-Argentina e o elenco será formado por atores argentinos, uruguaios e brasileiros, como Mora Arenillas  (Argentina), Mara Bestelli (Argentina), Fabiana Uria (Brasil), Estrela Straus ( Brasil) e Andres Schaffer (Brasil).

O filme é coproduzido pelas produtoras paulistas Sancho Filmes e Punta Colorada de Cinema, e será distribuído pela da Vitrine Filmes.

“INVISIBLE retrata um processo interior de Ely, uma adolescente de 17 anos, desde o momento em que ela descobre que está grávida até o momento que em que ela decide se vai ou não virar mãe. É um filme do tempo presente, concreto, direto. Mostra a rotina de Ely e fala sobre ser filha e ser mãe, sobre a fronteira entre adolescência e a vida adulta e esse limite difuso entre as duas fases onde uma pessoa se transforma em outra”, explica o diretor Pablo Giorgelli.

A maior parte do filme vai ser filmado no bairro operário de La Boca em Buenos Aires, onde o diretor Pablo Giorgelli nasceu e cresceu. “Até meus 20 e poucos anos vivi em um conjunto habitacional. Minha mãe e eu morávamos no mesmo apartamento. Eram quase 40 torres de apartamentos todos iguais, só as cores os diferenciavam. Os prédios se conectavam por jardins, praças e alamedas. Uma pequena vila dentro de Buenos Aires. Mais de 15.000 pessoas viviam ali. Era um mundo a parte. O filme tem sua origem dentro desse lugar. ‘INVISIBLE’ foi  inspirado em todas as pessoas que conheci enquanto morava ali e claro, em minha família”, complementa o diretor.

 Sinopse:

“INVISIBLE” conta a história de Ely, uma jovem de 17 anos que vive com sua mãe, Susana, em um pequeno apartamento de um bairro de conjuntos habitacionais de Bueno Aires (La Boca). Ely mantém uma relação distante e silenciosa com sua mãe e  cuida do funcionamento cotidiano da casa, através da sua rotina e o trabalho diário num Pet Shop do bairro. Ely está secretamente apaixonada por um homem mais velho, Raúl, que é casado, tem dois filhos e é seu chefe na veterinária.

Quando se dá conta de que está grávida, seu mundo interior explode, e embora Ely se empenhe em sustentar sua rotina como se nada estivesse ocorrendo, a angustia a consome. Ela pensa em não ter seu bebê, mas esta em dúvida; tem 17 anos, está com medo e sabe que qualquer das duas decisões possíveis não tem volta.

 Sobre Pablo Giorgelli

 Nasceu em Buenos Aires em 1967. Estudou na Universidad del Cine em Buenos Aires e dirigiu vários documentários e programas de TV. Já trabalhou como produtor de teatro e editor de longas-metragens, professor de vários cursos na área de cinema na Argentina e na América Latina.

Participou como júri em diversos festivais de cinema ao redor do mundo, como Guadalajara, Curitiba, Cannes, Gijón e Belgrado, entre outros.

“Las Acacias”, que foi distribuído no Brasil pela Vitrine Filmes, é considerado sua obra prima. Recebeu três prêmios na semana da crítica no Festival de Cannes 2011 e a Camera D’Or de melhor filme, além de mais de 30 prêmios em festivais internacionais.

 Sobre a Sancho Filmes

A Sancho Filmes foi criada em 2009 por Michael Wahrmann e desde a estreia de seu primeiro curta, AVÓS (60o Festival Internacional de Berlin – Berlinale 2010), dedica-se principalmente à realização de projetos autorais e independentes. Em 2013, associaram se a Sancho os diretores Bruno (Risas) Rodrigues e Diogo Hayashi.

A Sancho vem elaborando e produzindo uma série de novos projetos, muitas vezes através de parcerias com outras produtoras, como a Dezenove Som e Imagens, Punta Colorada de Cinema, Tarea Fina (Argentina), e outras.

Seu primeiro longa-metragem foi AVANTI POPOLO, de Michael Wahrmann,  vencedor do Premio CINEMAXXI no Festival Internacional de Cinema de Roma, melhor diretor e prêmio da crítica no Festival de Brasilia e exibido em mais de 40 festivais. Além de Invisible, a Sancho está também produzindo o primeiro longa de Bruno Risas, “Ontem Haviam Coisas Estranhas no Céu”.

 Sobre a Punta Colorada de Cinema

A Punta Colorada de Cinema foi fundada no final de 2013 pela produtora Julia Alves e pela empresária Silvia Cruz com o objetivo de produzir filmes autorais de talentos promissores do Brasil e do mundo.

Além de Invisible, a Punta Colorada de Cinema está produzindo “Estática Milagrosa”, dirigido pelo premiado curta metragista Gustavo Vinagre (Brasil), “Elon Rabin Não Acredita Na Morte” do premiado diretor mineiro Ricardo Alves Jr., “Mato Seco em Chamas”, de Adirley Queirós (“Branco Sai, Preto Fica), e é produtora associada de “Zama”, o novo e promissor projeto de Lucrecia Martel, em parceria com a Bananeira Filmes.

 Início de filmagem: 13 de junho

Produtoras Argentinas: Tarea Fina e Aire Cine

Coprodutoras Brasileiras: Sancho Filmes e Punta Colorada de Cinema (São Paulo)

Distribuidora: Vitrine Filmes

Matéria anterior
O antes e depois da fama de 40 atores de Game of Thrones
Próxima matéria
Doce Veneno estreia nesta quinta-feira, dia 16 de junho

Mais do É Pop

Menu