É POP na Web! – Escolas de Piracicaba recebem biografia de Mauricio de Sousa

Escolas de Piracicaba recebem biografia de Mauricio de Sousa

Aconteceu, nesta segunda-feira (4), às 15h, no gabinete do prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, a entrega dos exemplares do livro ‘Mauricio, a história que não está no gibi’ que serão distribuídos para 210 escolas da Rede Municipal de Ensino de Piracicaba. Será um livro para a biblioteca de cada escola. Serão beneficiados 34.658 alunos.

 

A aquisição dos livros foi realizada pelo Instituto Arcor e a Hyundai Motor Brasil, parceiros da 1ª Feira do Livro de Humor e Quadrinhos, onde o artista foi patrono.

 

O livro é uma biografia do cartunista. Os exemplares serão distribuídos para as escolas por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Ação Cultural e Turismo (SemacTur), articuladora da ação.

 

De acordo com a secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, “Mauricio de Sousa é um exemplo de crescimento profissional que se dedicou às histórias que contribuem com a formação de alunos”.

 

Com mais de 50 anos de existência, a Turma da Mônica, criada por Mauricio de Sousa, é considerada de grande importância para a educação infantil.

 

DSC06026

Para a secretária municipal da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, que organiza o Salão de Humor e também é educadora, compartilhar da história do ícone brasileiro em quadrinhos, Mauricio de Sousa, é possibilitar um mundo de aprendizagem.

 

O cartunista fez do seu trabalho, parte da vida de muitas crianças, que aprenderam a ler com os gibis da Turma da Mônica. “Para apoiar os educadores do município, há anos, abrimos a programação do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, oferecendo palestras e workshops sobre o envolvimento de quadrinhos e humor gráfico, como ferramenta dentro das salas de aulas, e para isso, contamos com o apoio da Secretaria de Educação”, comenta Camolese.

 

Os professores da cidade participaram de palestra, dentro da programação do Salão de Humor, sobre a utilização da linguagem dos quadrinhos e humor gráfico na sala de aula. A palestra foi realizada pela professora Sonia Bibe Luyten e o cartunista JAL (José Alberto Lovetro) autores do livro “Efeito HQ”, que pode ser baixado gratuitamente pela internet através do site “www.efeitohq.com“.

 

Escolas do SESI-SP trabalharam o tema “Mauricio de Sousa” em 2017

As mais de 160 escolas do SESI-SP homenagearam Mauricio de Sousa durante o ano de 2017, por sua importância no estímulo à leitura e alfabetização de crianças no Brasil.

Mauricio esteve no evento da V Mostra Literária Cultural, no dia 27 de novembro, para a premiação dos trabalhos de alunos de todo Estado de São Paulo.

A Mostra Literária Cultural das escolas do SESI é um evento pedagógico cultural realizado a partir das atividades de leitura, pesquisa e produção artística, literária e cultural desenvolvidas pela rede escolar SESI-SP. As escolas do SESI-SP abrangem cerca de 80 mil alunos.