É POP na Web! – Nutricionista Leone Gonçalves passa dicas de alimentação durante a folia de carnaval

Nutricionista Leone Gonçalves passa dicas de alimentação durante a folia de carnaval

Foto: Divulgação / Fonte: MGM Assessoria Artística

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No período de carnaval é muito importante, prover energia duradoura, pois nessa época, passamos mais tempo na rua, gastamos muita energia, ficamos expostos ao sol e, na maioria das vezes, não nos alimentamos e hidratamos nos horários corretos. Por isso, os carboidratos escolhidos devem ser com baixo índice glicêmico, para liberar energia durante o maior tempo possível, por isso, o Doutor Leone Gonçalves, especialista em nutrição clínica e desportiva separou dicas importantes para cuidar do corpo sem perder os dias de folia.

Alimentação na Folia:
Uma dica é levar na bolsa alguns alimentos de emergência. Pode ser um mix de castanhas, frutas desidratadas, barras de proteínas, biscoitos integrais e, até chocolate, de preferência o amargo 70% cacau.

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Hidratação:
– Água de coco: Tradicional e muito saborosa, é essencial para aproveitar melhor os dias de folia. Por ser rica em potássio e em carboidratos, a bebida é saudável, pouco calórica, ajuda a repor os nutrientes perdidos e diminui os sintomas do estresse e do cansaço, logo, vai te ajudar a aproveitar por mais tempo o carnaval.

– Chá gelado: Para os adeptos da bebida, além de ajudar a manter o organismo saudável, o chá gelado fornece energia, hidrata e ajuda a repor os nutrientes perdidos na transpiração. O chá verde, por exemplo, é refrescante, possui ação antioxidante e ajuda na perda de calorias durante a folia, sendo uma boa alternativa para melhorar a hidratação do corpo no verão.

– Suco Detox: Couve, gengibre, limão, hortelã e água de coco podem ser batidos com qualquer fruta. Excelente para desintoxicar o fígado e uma boa opção de hidratação também.

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Dicas das refeições principais:
Café da manhã, almoço e jantar: é importante refeições completas com todos os nutrientes: uma proteína leve, como: peixes, frangos e ovos; Carboidratos complexos com baixos índices glicêmicos, como: batata doce, aipim, arroz integral e pães integrais e fontes de gorduras boas como: castanhas, amendoins, amêndoas, nozes, abacate; Saladas e legumes podem servi como acompanhamentos.

Observações:
Se possível, intercale a bebida alcoólica com água, para evitar mal-estar e desidratação. Bebidas preparadas na rua, em que a água ou o gelo não são confiáveis, devem ser evitadas.