É POP na Web! – Rio das Ostras reorganiza estratégia para agilizar marcação de consultas de saúde

Rio das Ostras reorganiza estratégia para agilizar marcação de consultas de saúde

Secretaria de Saúde está reformulando rotinas de agendamento para eliminar filas e reduzir espera

Os pacientes do Centro de Saúde de Nova Cidade, da Rede Municipal de Rio das Ostras, já encontraram uma nova rotina de agendamento de consultas nesta semana. Agora, é possível marcar atendimento para as 13 especialidades oferecidas na unidade todos os dias de funcionamento, das 9h às 16h. Outros postos também já reformularam seus sistemas de agenda ou estão em fase de melhorias. O objetivo da Secretaria de Saúde é reduzir filas e tempo de espera pela consulta.

Em Nova Cidade, a nova estratégia começou a valer na segunda-feira, 2 de abril. Antes as marcações eram distribuídas durante a semana e cada especialidade tinha um determinado dia para ser marcada e alguns pacientes optavam por madrugar na fila, temendo não conseguir agendar consulta.

Agora, as consultas para as especialidades disponíveis do Centro de Saúde de Nova Cidade podem ser marcadas de segunda a sexta-feira. A unidade também oferece vacinação todos os dias, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h.

“Eu estava precisando de médico angiologista e cardiologista. Estive no posto de saúde e já consegui marcar para semana que vem”, disse o aposentado Evaldo de Castro.

O mesmo sistema vem dando certo no Centro de Saúde da Extensão do Bosque, onde as consultas podem ser agendadas de segunda a sexta, das 8h às 16h30. O Centro oferece atendimento de alergista, dermatologista, endócrino, endócrino pediatra, homeopata, mastologista ortopedista otorrinolaringologista, reumatologista e urologista, além de odontologia e nutrição.

Também houve reformulação da agenda no Posto de Saúde Dona Edimeia, em Nova Esperança, onde funciona a Casa da Vacinação. O agendamento de exames e consultas era concentrado em um único dia da semana. Agora a marcação foi separada em dois dias, mudança que melhorou o fluxo de atendimento.

Mudanças positivas também na unidade de Cidade Praiana, que abriu a agenda à livre marcação para exames preventivos (Papa Nicolau) e consultas de Pré-Natal. Os idosos também merecem atenção especial e tem agendamento livre para evitar que as pessoas da Terceira Idade tenham que enfrentar filas.

MELHORIA EM TODA REDE – Toda a Rede Municipal de Saúde vem passando por melhorias constantes para agilizar o atendimento. Entre as unidades que recentemente reorganizaram suas estratégias de marcação de consulta estão os postos do Recanto, Âncora, Claudio Ribeiro, Operário, Nova Esperança, entre outros.