Spotify e AccuWeather revelam como o clima afeta a audição de música

Dias de sol inspiram música mais animadas
Ouvintes preferem música mais triste e de baixa energia nos dias chuvosos

tempoPara determinar como o tempo afeta a audição de música, o Spotify, líder mundial em streaming de música, anuncia uma parceria com a AccuWeather, maior fonte de previsões meteorológicas do mundo. As empresas correlacionaram o equivalente a um ano de dados meteorológicos com mais de 85 bilhões de streams no Spotify. Os resultados estão no site Climatune, que mostra o clima em tempo real na sua cidade* e uma playlist que reflete o humor musical de acordo com o padrão climático naquela localização.

Para lançar o Climatune, o Spotify analisou dados de escuta para cinco tipos de dados meteorológicos, incluindo sol, tempo encoberto, chuva, vento e neve. Os resultados são:

· Dias ensolarados geralmente trazem músicas com maior energia e mais felizes – músicas com batidas rápidas, barulhentas, associadas a emoções alegres e eufóricas
· Dias chuvosos trazem músicas com energia baixa e mais sons acústicos do que eletrônicos
· Dias de neve trazem mais música instrumental

A localização também é um fator determinante quando se trata de clima e música. Algumas cidades respondem fortemente a padrões climáticos específicos mais do que outras. Por exemplo, nos EUA:

· Os amantes de música em Nova York e na Filadélfia são os mais afetados pelo mau tempo; residentes dessas cidades mudam substancialmente seus hábitos de ouvir música quando chove
· Ao contrário da maioria das grandes cidades, os habitantes de Chicago se empolgam com a chuva e reproduzem música mais alegre em dias chuvosos
· Ouvintes de Miami e Seattle não se importam com as nuvens – eles quebram o padrão e ouvem músicas mais animadas em dias nublados
· Já os habitantes de São Francisco parecem mais tristes em dias nublados
· Houston responde mais fortemente à chuva – eles abandonam sintetizadores e caixas de ritmos, aumentando a audição de sons acústicos em 121% quando chove

“Há uma conexão clara entre o que acontece no céu e o que está nas playlists dos usuários”, disse o pesquisador de dados do Spotify, Ian Anderson. “Em quase todas as grandes cidades ao redor do mundo que estudamos, os dias ensolarados se traduzem em fluxos mais altos de músicas mais felizes”, disse Anderson. “O clima ensolarado tem um impacto ainda maior na Europa.”

* Para locais onde o histórico meteorológico não foi estudado, o usuário verá dados para a cidade localizada mais próxima de seu conjunto de dados.

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