É POP na Web! – Abufelados anunciam o lançamento do seu novo disco em parceria com o selo Soma+Lab

Abufelados anunciam o lançamento do seu novo disco em parceria com o selo Soma+Lab

Jornalista: Luiz Bento

Foto: Divulgação

O disco tem previsão de lançamento para 2020 e está em processo de gravação no estúdio do selo Soma+Lab em Campos dos Goytacazes (RJ)

Após a experiência do lançamento do EP “OS ABUFELADOS” em 2018, gravado em Rio das Ostras de forma independente, a banda, recém mudada para a capital, busca também incorporar a imersão artística necessária para o desenvolvimento das novas canções.

Com a sensibilidade necessária no manuseio de modais rítmicos, recursos eletrônicos e inventividade percussiva, eles encaram o desafio de gravar seu primeiro álbum cheio, no Soma+Lab, estúdio/selo de Campos dos Goytacazes (RJ).

Depois de construir o esqueleto, e as demos do novo trabalho da forma mais particular possível (em seu home-estúdio, em Vila Isabel, zona norte do Rio de Janeiro), materializar o que já miravam juntos tornou-se tarefa que foi capitaneada por Felipe Nareba, que assina junto aos integrantes a produção e concepção do álbum, que já nas primeiras sessões revela um resultado original, notabilizando o entrosamento e a qualidade de todos que participam do processo de gestação do disco.

Ouvintes à procura de brasilidade emergente, novas linguagens e experimentações, serão presas fáceis desse trabalho, que não propõe linearidade. A tônica remetida na sonoridade do trio riostrense soa como uma fusão elétrico-orgânica vista nos trabalhos análogos ao cancioneiro brazuca nas décadas de 70/80.

A banda expõe propostas percussivas passeantes entre o som ancestral e o contemporâneo, tendo como elemento central dos arranjos percussivos a singularidade do timbal de Cau Barros, incorporando os efeitos com leveza. As texturas psicodélicas e a mágica dos efeitos tecnológicos também ficam a cargo de Diogo Spadaro, que consegue mesclar a estética eletrônica com a cadencia balanceada encontrada nos ritmos afro-brasileiros, criando várias possibilidades com uma base ferramental diversificada composta de guitarras limpas, carregadas e sintetizadores. Thati Dias é possuidora de um timbre único, potente e doce que canaliza sua representatividade feminina, afro-brasileira com maestria e genialidade além de também comandar o Microkorg e o kaossilator nas gravações.

O álbum, composto por canções dos 3 músicos, e participações de músicos e compositores amigos, tem lançamento esperado para o início de 2020 e a expectativa é a melhor possível para esse, que será o primeiro CD dos Abufelados.