É POP na Web! – Bebês e adolescentes devem ter cuidados especiais com a saúde bucal

Bebês e adolescentes devem ter cuidados especiais com a saúde bucal

 

                                                   Foto: Divulgação

A odontopediatria é uma área dentro da odontologia dedicada aos cuidados da saúde bucal de bebês até adolescentes. Esse acompanhamento é necessário para um bom desenvolvimento dos aspectos fisiológicos em cada fase.

Segunda às informações da Dra. Leila Donni, ela que é especialista em odontopediatria, alega que a procura por dentistas fica maior neste período do ano. Na correria do dia a dia, os pais acabam ficando sem tempo de levar seus filhos para fazer prevenção e tratamentos bucais. Por isso ela ressalta: “Os pais devem saber que a partir do nascimento do primeiro dentinho ainda do seu bebê, deve-se buscar o Odontopediatra.”

A infância é uma fase muito importante da vida e que precisa de atenção em todos os sentidos, até mesmo na saúde bucal. Na verdade, acompanhar a saúde bucal do pequeno desde cedo pode ajudar na hora de controlar futuros problemas. Dra. Leila Donni fala da importância que é preciso ter em cuidar dos dentes, em toda a fase de crescimento, então acompanhar a saúde bucal do pequeno desde cedo pode ajudar na hora de controlar futuros problemas, em entrevista ela fala: “Nossa função é ajudar quanto a orientação de higiene oral e orientar aos pais o porque da prevenção. Os pais normalmente tem muita dúvidas quanto aos dentes de leite, quando nascem, quando trocam e principalmente durante a troca.”

Outra função importante que o odontopediatra desempenha é na prevenção da fluorose provocada pelo excesso consumo de flúor, pela criança, na água e nos cremes dentais que elas engolem. A fluorose apresenta manchas nos dentes incisivos que normalmente são brancas e prejudicam a estética dentária.

Muitas pessoas tem dúvidas de quando e como tratar os pequenos dentinhos de leite. Por isso sempre bom procurar um especialista e tirar todas as dúvidas. Dra Leila termina: “Com as alimentações atuais cada vez mais doces, é extremamente necessário a nossa orientação desde cedo.”

Este profissional também ensina a criança a ter prazer e diversão na hora da escovação. Auxilia os pais a comprarem mais de uma escova de cor e forma diferentes, a colocar a criança de frente a um espelho, assim ela vê o que acontece e permite com mais facilidade a escovação.

Por isso, é sempre bom prevenir do que remediar.

Assessoria: Ana Paula de Oliveira