É POP na Web! Dia Mundial do Chocolate - É POP na Web!

Dia Mundial do Chocolate

Dia 7 de julho é comemorado o dia mundial do chocolate. Esse é um dos dias mais aguardados pelos chocólatras de plantão! E quando dizemos amantes do doce estamos incluindo é claro as celebridades. Carol Castro, Mariana Rios, Blake Lively, Maria Fernanda Cândido, Ariana Grande, Britney, Paolla Oliveira, Taylor Swif, Fiorella Matheis, Carolina Dickman e Angélica são algumas das famosas que confessaram ser viciadas na sobremesa.

Segundo a chocolatier Mirian Rocha o chocolate não faz mal! Pelo contrário. “O chocolate de origem tem muitas propriedades benéficas para a saúde. Os benefícios vêm dos flavonoides de cacau – que também é encontrado em maçãs, peras e uvas”, explica.

E se você está se perguntando como essas famosas conseguem manter o peso comendo o doce a revista Nutrition publicou uma pesquisa baseada em um estudo da Universidade de Granada. Segundo o estudo, um alto consumo de chocolate está associado a níveis baixos de gordura acumulada no corpo, independente da dieta que a pessoa segue ou da quantidade de exercícios físicos que realize.

Para chegar a este surpreendente resultado, foram analisados os comportamentos de quase 1.500 adolescentes entre 12 e 17 anos, referentes ao consumo de chocolate. Dados foram cruzados com seus índices de massa corporal, com a porcentagem de gordura e o perímetro da cintura.

O que mais chamou atenção nos resultados foi que eles não estavam relacionados ao sexo, à maturidade sexual, ao consumo de café ou chá, à idade e até mesmo à atividade física dos participantes. Por isso a Universidade de Granada afirma que o estudo talvez seja o mais amplo e melhor controlado até o momento.

“Cacau apresenta cafeína que estimulante do sistema nervoso central, aumentando o estado de alerta e magnésio que ajudam na ansiedade, irritabilidade, insônia, fadiga e dores de cabeça.  Isso explica a compulsão por chocolate que muitas mulheres sentem durante seu período fértil. O melhor tipo de cacau é aquele que contém um percentual maior da fruta em sua composição, então de preferência aos chocolates acima de 70% de cacau”, explica Luma Monteiro, nutricionista da Clínica Bem Bonita.

Apesar de fazer bem para a saúde a nutricionista não recomenda exageros. O produto com maior teor de cacau é o mais recomendado.

“O chocolate é a forma mais popular de consumo do cacau. Porém, o consumidor precisa estar consciente de que há uma ampla variedade de chocolates disponíveis no mercado, e de que o teor de cacau varia significantemente de um produto para outro. quanto mais doce menos cacau tem e maior é a quantidade de açúcar e gordura vegetal, sendo considerado o pior para a saúde”, explica Luma.

Foto: Divulgação