É POP na Web! Em Ano de Concursos, Hipnose Vira Arma Pela disputa de Vagas - É POP na Web!

Em Ano de Concursos, Hipnose Vira Arma Pela disputa de Vagas

hipnoseVale tudo quando o assunto é conquistar uma vaga em um concurso público, em 2015 serão quase 30 mil oportunidades em todo o país.

São longas horas de estudos, planejamento, cursinhos, e até mesmo deixar um pouco de lado a vida pessoal. O método não é novo, mas poucos sabem que a psicologia é uma arma poderosa para quem quer buscar equilíbrio, concentração e autoestima para enfrentar a maratona de estudos e provas em busca do emprego dos sonhos. A hipnose clinica é usada em consultórios, cursos e palestras para estimular e otimizar o aprendizado, controlar a ansiedade e o estresse, e até mesmo auxiliar na memorização de conteúdos para a sabatina de provas que exigem muito autocontrole dos concurseiros.

O objetivo da hipnose clinica que é uma atividade reconhecida pelo conselho Federal de Medicina, Psicologia, Fisioterapia e odontologia, é estimular, motivar, e aumentar a confiança do candidato diante dos desafios que irá enfrentar na preparação e durante a realização das provas, sejam elas de concursos ou processos seletivos de acesso aos cursos universitários. O método também é um diferencial para aqueles que já estão desgastados por estarem muitos anos tentando uma vaga e não conseguem, pois acabam se frustrando e enfrentam um bloqueio para continuar na disputa por uma oportunidade. Segundo a Psicóloga Miriam Farias, quando a pessoa está hipnotizada ela não perde a sua capacidade de raciocinar. Pelo contrário. Ela consegue resolver problemas complexos, fazer improvisos e ainda manter uma capacidade crítica sobre o que lhe está sendo sugerido.

O ex-professor de Inglês na rede municipal de Rio Claro, Alexandre da Silva Martins, 43 anos, não pestanejou em optar pela hipnose clinica para buscar maiores chances em concursos e já foi aprovado em dez deles. “O retorno é muito promissor e gratificante”, explica o candidato que há 12 anos, deixou sua cidade natal, Barra Mansa, para se dedicar mais aos estudos na capital carioca.  Segundo a psicóloga Miriam Farias, a função intelectual só é possível a partir das informações que temos registradas na memória.  “Ninguém consegue pensar sobre o que não sabe, no entanto, consegue pensar muito bem se tiver ‘armazenadas’ boas informações a respeito do assunto” desmistifica.

Alexandre, que já foi convocado em vários concursos, hoje busca um aumento na remuneração. Ele se utiliza dos recursos da hipnose e da auto-hipnose diariamente como aliada em seus estudos. Segundo ele as técnicas de hipnose melhoram sua concentração e sua atenção, além de ajudar a vencer a inimiga distração. Ele também aprimora sua confiança e motivação através das técnicas aprendidas e praticadas com a psicóloga Miriam. Para aumentar ainda mais o seu desempenho, o funcionário público se submete a consultas com a psicóloga pelo menos três vezes ao mês, intensificando o número de sessões nos dias que antecedem as datas das provas. O objetivo é que no dia da prova ele esteja em seu nível máximo de atenção, concentração, confiança e com a memória apurada, potencializada.  Para ele depois que se valeu da hipnose como recurso no seu projeto de estudos, teve uma melhora muito significativa no aprendizado e na aprovação dos concursos.

hipnose2Já a candidata Thalita Costa Moraes, 28, apostou na hipnose para conseguir a provação na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em 2013. E ainda está buscando auxilio para ser aprovada em outro concurso, para ser delegada, no Rio de Janeiro. “Eu sentia muito medo”. “Antes de fazer as sessões de hipnose eu chorava muito, passa mal, a ansiedade era tão grande que tinha receio de não passar” revela. “A hipnose me ajudou a ter confiança e organização para assimilar o conteúdo das matérias” finaliza a futura delegada.

A Doutora Miriam Farias é psicóloga e especialista em hipnose clínica e atua na área há mais de 15 anos. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Hipnose (SBH) no período entre 2010 e 2012, com base em princípios desta técnica milenar, desenvolveu um pioneiro curso de Memória e Técnicas de Estudos para provas e concursos, ministrado em diversas instituições de ensino.

 Regulamentação de aplicação da Hipnose

Apesar de ser uma prática milenar, apenas em 20/08/99, através do Parecer nº 42/99 do CFM (Conselho Federal de Medicina), foi aprovada como prática médica. A partir de então ficou estabelecido que somente médicos, psicólogos, fisioterapeutas e dentistas podem fazer uso dos recursos da hipnose. A hipnose é na verdade uma terapia feita sob  medida, focal e rápida se comparada às psicoterapias convencionais.

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *