É POP na Web! Encruzilhada Feminina estreia na Câmara Municipal do Rio nesta quinta, 29 - É POP na Web!

Encruzilhada Feminina estreia na Câmara Municipal do Rio nesta quinta, 29

Com a proposta de manter “vozes” ativas, o espetáculo “Encruzilhada Feminina” realizará sua primeira apresentação na próxima quinta, 29 de Novembro  a partir das 18:30h na Câmara Municipal do Rio de Janeiro com entrada franca. O projeto político de arte cênica visa evidenciar o que a mulher negra tem sofrido com o racismo na sociedade brasileira em diferentes esferas sociais.
O espetáculo será encenado pela atriz Rachel Barros que percorre os sete atos propostos em cena mostrando para a plateia diferentes situações que a mulher negra vive em seu cotidiano. Em cada apresentação será realizado um bate-papo com a plateia. O texto é de Cynthia Rachel Esperança com direção de Helyane Silsan.
“A ideia do espetáculo nasceu da necessidade de visibilizar as diversas formas de violência que mulheres negras sofrem no cotidiano. Sabemos que ser mulher em uma sociedade ‘patriarcal’ é difícil, mas considerando também a dimensão étnico-racial da população brasileira e o racismo persistente, resistir nesta mesma sociedade enquanto mulher negra tem sido um processo árduo, que demanda saber lidar com uma série de violações de direitos”, revela Cynthia Rachel.

Encruzilhada Feminina traça diferentes momentos, diversas mulheres e os caminhos percorridos nas encruzilhadas sociais. Não silenciar as formas de violências que invisibilizam a trajetória das mulheres negras e utilizar o teatro como ferramenta que contribua para a comunicação e reflexão crítica sobre o tema do racismo e violências cometidas contra mulheres negras.

FOTOS: Monique Cruz