É POP na Web! – Festa: Preta Gil comemora 10 anos do “Bloco da Preta” neste domingo no Rio

Festa: Preta Gil comemora 10 anos do “Bloco da Preta” neste domingo no Rio

por Augusto Vianna

                                                                                 Foto: Alex Santana

Considerados hoje um dos principais símbolos do carnaval carioca, exportados para o resto do país como sinônimo de uma folia democrática e inclusiva, os blocos de rua têm seu abre oficial no próximo domingo, dia em que um dos três maiores blocos da cidade chega às ruas: é o dia do Bloco da Preta, gigantesco cortejo comandando pela cantora Preta Gil, que movimenta o Centro do Rio com o desfile que acontece entre as 10 e 14 horas na Rua Primeiro de Março.

E se por si só o desfile do Bloco já é uma festa, esse ano a comemoração acontece em dose dupla: o Bloco está celebrando seu 10º aniversário e o tema escolhido para o ano de comemoração foi exatamente este: “Festa”. O Bloco da Preta foi lançado em 2009 e em seus primeiros anos desfilou na Orla de Ipanema, mas o comparecimento do público foi tão grande, que ele teve que ser transferido para as ruas do Centro da cidade, já tendo desfilado nas avenidas Rio Branco e Presidente Vargas, além da Rua Primeiro de Março. Sempre bem acompanhada, Preta já recebeu em seu trio convidados como Gilberto Gil, Pablo Vittar, Ludmilla, entre outros.

Para celebrar a data, Preta escolheu um figurino especial, inspirado no bolo da festa: um vestido criado pelo atelier Lelis, com assinatura de Helô Rocha e estilo de Marcell Maia. O vestido é todo tie die bordado com as cores do arco íris, feito em camadas com balonê, com uma cauda longa e uma saia que serão retiradas durante o desfile – Preta terminará a apresentação do Bloco de hot pant e top. Além do figurino, a cantora usará sapatos de Fernando Pires e um adereço de cabeça de Davi Ramos, que terá uma vela de bolo de aniversário com o número 10.

Foto: Leonardo Fernandes

Durante o desfile, a cantora irá gravar seu novo clipe, da canção “Penta”, assinada pelo primo Moreno Veloso, que escreveu a canção em homenagem ao aniversário de 10 anos do Bloco.

“Fiz questão de gravar um clipe com o meu público presente, será o vídeo com maior quantidade de participantes da história. Meu primo querido me presenteou com a música que ainda conta com a guitarra genial de Davi Moraes, que estava na minha banda quando decidi me tornar cantora. Espero todo mundo lá nessa celebração dos 10 anos de Bloco”, comenta a cantora.

Com patrocínio da Antartica e Salon Line e apoio da Colgate Plax, Olla e Hotel Prodigy, o desfile do Bloco da Preta acontece na Rua 1º de março, com concentração às 9h, entre a Rua Buenos Aires e a Rua do Rosário, e desfile entre 10h e 14h. Acompanhada por sua já conhecida Bateria Black Power, a previsão é de que o Bloco reúna mais de meio milhão de pessoas, como tem acontecido nos últimos anos. Além dos músicos, Preta receberá sua corte: os musos David Brasil, Fernando Torquato, Thiago Fortes e Leo Fucks, o Muso do Close Certo André Nicolau, as musas Fernanda Paes Leme e Ju de Paulla, a Musa do Kiu Thaynara OG, a madrinha Carolina Dieckman, a Rainha da Bateria Laura Fernandes e o Rei Momo Gominho, além de convidados surpresas.

Do alto do trio principal, Preta comanda ininterruptamente a festa, cantando, não só seus maiores sucessos, como “Sinas de Fogo”, “Stereo”, “Eu quero e Você Quer”, “Decote”, “Vá Se Benzer” e “Cheia de Desejo”, mas também um mix que reúne hits de todos os gêneros musicais além de músicas carnavalescas já consagradas em todos os anos da festa.