João Bernardo lança o álbum “Encontro dos Rios”

Quarto trabalho do cantor e compositor mineiro conta com produção de Bruno Di Lullo e Fabiano França

Foto: Lívia Fialho.jpg

O cantor e compositor mineiro João Bernardo acaba de lançar seu quarto álbum, intitulado “Encontro dos Rios”. Produzido por Bruno Di Lullo e Fabiano França, o disco conta com o selo Dubas e mostra o amor do artista pela música brasileira e pelas experimentações e seu flerte com o espírito livre tropicalista.

Com arte de capa do artista plástico, desenhista e cartunista André Dahmer, que também divide a composição da faixa-título com João, o trabalho conta ainda com participação especial da cantora Ana Cláudia Lomelino, a Mãeana, nas canções “Encontro dos Rios” e “Longe Daqui (É Perto de Outro Lugar)”.

A banda que acompanha o cantor é composta por músicos que carregam as marcas do movimento setentista e sua postura de rir de si mesmos, rir dos mestres, fazê-los sorrir, (re)afirmando desta maneira a canção como a gaia ciência brasileira. Mas o som é contemporâneo e universal. Os responsáveis são Bem Gil, Domenico Lancellotti e Bruno Di Lullo, que também assina a produção do álbum.

“A escolha dos músicos foi feita com rigor estético para estar totalmente de acordo com a busca pelo som que tocava na minha cabeça. Os três têm muita afinidade e estão muito acostumados a trabalhar juntos. Logo, há aí um modus operandi que eu já conhecia e queria para o tratamento das minhas canções”, afirma João.

“Encontro dos Rios” demonstra que a mensagem de João Bernardo é “deixar fluir”. Como um rio que passa, arrasta, transporta, encontra outros fluxos, deságua no mar e depois volta a ser rio.

Arte da capa:

O álbum conta com arte do artista plástico, desenhista e cartunista André Dahmer. A obra é chamada “O homem de Nazaré” e foi criada a partir de uma foto tirada por Dahmer em Nazaré, Portugal. Além da parceria visual, João Bernardo e Dahmer dividem a composição da faixa-título do álbum.

“Já que o nome do disco veio do Dahmer, pensei em convidar o cara para fazer a arte da capa, e para minha sorte, ele topou! Me encontrei com ele em seu ateliê em Botafogo para um papo e ver o que pintava de ideia. Na hora que ele me mostrou o trabalho “O homem de Nazaré”, soube que tínhamos a capa. Em 30 segundos ele colocou o nome do disco, meu nome e pronto! Foi assim, como se a vida fosse fácil! Golaço!”, conta Bernardo.

Lançamento na pandemia

“Meu disco está pronto há um tempo. Logo depois de finalizado, me mudei do Rio de Janeiro para o Espírito Santo. Nova realidade, a adaptação e toda aquela energia necessária para tomar pé de uma nova situação. Na sequência, nasceu minha segunda filha, Serena. Logo após, comecei o namoro com o Selo Dubas para que meu disco saísse. Acertamos tudo. O Coronavírus aponta no horizonte. O movimento interno meu e externo – de tudo estar acertado para o lançamento – já havia engatado, e não tive forças e nem vontade de encontrar o botão que parasse a máquina. Apesar do vírus, apesar do presidente, apesar da economia, apesar de não poder fazer imediatamente os shows de lançamento, apesar do medo pelas pessoas que amo e pelos que são invisíveis para a sociedade, apesar das cabeças e corações estarem confusos e desfocados, entendi que colocar mais esse disco no mundo era um jeito meu de ser uma luzinha que somada a tantas outras formam um clarão de potência na noite escura do mundo”, afirma João Bernardo.

Sobre João Bernardo:

Vindo de Belo Horizonte, o cantor possui três discos lançados: “Vende Peixe-se”, “Ano que vem eu vou ser na avenida o palhaço que eu fui na sua vida” (com a Banda Dinda) e “Meu coração não para de me bater”. O artista já teve suas canções interpretadas por Liniker, Elisa Lucinda, Lila, Paulo Monarco, Duda Brack, Mãeana, Anna Ratto, Julia Bosco, Mari Blue, Karla da Silva, Ana Clara Horta e Pedro Luis, entre outros. Além disso, acumula parcerias com Rubinho Jacobina, André Dahmer, Elisa Lucinda, Mãeana, Paulo Monarco, Vinícius Castro, Demetrius Lullo e por aí vai. Participa também dos projetos A Banda Mágica (com Marina Spoladore e Renato Santoro), Banda Dinda e Os Empacotadores de Sereno (com Rubinho Jacobina).

Conheça João Bernardo!

Facebook: https://www.facebook.com/joaobernardooficial 

Instagram: @ojoaobernardooficial

Youtube: /JOAOBERNARDOOFICIAL

Spotify | Deezer | Apple Music: JOÃO BERNARDO

Matéria anterior
Live da Furacão 2000 dá um show multiplataforma
Próxima matéria
Mc Kadu lança clipe com dupla colombiana

Mais do É Pop

Menu