É POP na Web! – Músicas que induzem emoções e sensações específicas

Músicas que induzem emoções e sensações específicas

Sabemos que a música é capaz de mexer com nosso corpo e mente. Causando sensações desde nostalgia a excitação, alguns hits são capazes de induzir sentimentos nas pessoas e não só isso, a música pode ter um grande poder sobre o corpo humano.

Experiência feita com leões, expondo diversos estilos musicais mostrou que os graus de irritabilidade e de calma destes animais variam conforme o estilo musical a que são expostos. A influência da música é tão grande que atua constantemente sobre nós, acelerando ou retardando, regulando ou desregulando as batidas do coração, relaxando ou irritando os nervos, influindo na pressão sangüínea e no ritmo da respiração. É comprovado o seu efeito sobre as emoções e desejos do homem.

Que tal testar? Confira abaixo uma lista de 7 músicas que causam emoções e sensações específicas, segundo especialistas na área da Psicologia Cognitiva e Neurociência.

•O sentimento de felicidade é espelhado em ritmos rápidos, fortes e em letras de pendor positivo. Birthday de Katy Perry é o exemplo paradigmático definido pelo estudo, canção que encoraja movimentos ativos e que estimulam o bom humor.

•A tristeza, por outro lado, é despertada por músicas mais lentas e num tom menor, às quais se associam letras com conotações mais negativas. Something I Need dos OneRepublic remete-nos inconscientemente, segundo o estudo, para sentimentos de derrota e incerteza.

•O otimismo é visto pelos psicólogos como uma emoção complexa e construída com as nossas experiências ao longo do tempo. As canções otimistas partilham as suas características com as músicas felizes em termos de forma – tons fortes e ritmos agitados – porém, é na letra que é fornecido o contexto adicional. Best Day of My Life dos American Authors foi o exemplo dado neste estudo, como uma música que fornece um contexto de otimismo, em vez de melhorar levemente o humor.

•A raiva é uma emoção básica e espontânea, negativa e, por isso, associada também a músicas em tom menor. É uma sensação que, todavia, envolve ação e movimento, ou seja, está associada a ritmos fortes, tais como o do hit Bad de David Guetta.

•O medo está associado, por sua vez, a uma sensação negativa à qual se responde com uma reação de luta ou fuga. A música que pode ajudar a superá-lo precisa de ser lenta, mas num tom maior que proporcione sentimentos positivos, tal como Magic dos Coldplay.

•A excitação acontece na presença de hormonas específicas no nosso corpo, como a adrenalina e as endorfinas. A banda sonora para este estado de espírito redunda em músicas positivas, em tons maiores, muito ritmo e uma batida forte e sonante. Wake Me Up de Avicii é o exemplo de que, em estados de excitação, o poder do ritmo ofusca o da letra da canção.

•O sétimo sentimento versado pelo estudo é o da nostalgia, afeto a letras sentimentais que remontam para um local, uma memória ou alguém especial. All of Me de John Legend é o hit que melhor espelha essa sensação.