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Nelson do Nascimento Castro, da Cory, recebe prêmio de Industrial do Ano após marcante história de superação

A empresa possui unidades em Ribeirão Preto (SP) e Arceburgo (MG), reverteu história de falência e tornou-se caso de sucesso no mundo corporativo

O empresário Nelson do Nascimento Castro, fundador e presidente da Indústria de Produtos Alimentícios Cory, será homenageado como Industrial do Ano, no próximo dia 25 de maio de 2018 (sexta-feira), às 19h, no plenário da Câmara Municipal de Ribeirão Preto. A escolha foi feita pelos associados do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em conjunto com as diretorias regionais do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e do Sesi (Serviço Social da Indústria). A concessão da honraria será realizada pelo legislativo municipal.

Castro ficou conhecido não só por construir uma empresa de sucesso que começou com uma padaria e hoje compete com grandes empresas multinacionais, mas também por reverter um complexo caso de falência. No início dos anos 2000, em meio a um momento difícil na economia brasileira, a Cory pediu concordata e de forma completamente inusitada teve sua falência decretada pela justiça apenas 12 dias após o vencimento da primeira parcela da concordata. Por conta disso, a indústria ficou quatro meses fechada. Perdeu crédito e muito dinheiro, teve suas marcas “clonadas”. Só não perdeu a fé e a esperança.  Passou por um longo e difícil processo de recuperação judicial.

Mas, com um sistema de gestão que extrai das pessoas o melhor de seus talentos, uma grande dose de coragem e resiliência, Castro não só reverteu a falência como voltou a ser uma empresa de sucesso, mantendo centenas de empregos e oportunidades.

Segundo o fundador, pessoas foram os pilares dessa recuperação, representadas pelos colaboradores, fornecedores, clientes, consumidores e a comunidade. “Aprendemos muito nessa jornada. Descobrimos que Integridade é o maior de nossos valores e uma empresa sem criatividade não faz nenhuma diferença”, diz.

Ainda segundo Castro, “Ninguém gosta de falar de uma situação como essa, mas, para nós da Cory, é motivo de orgulho. Hoje estamos ainda mais fortalecidos e somos exemplo para muitos que estão em crise e precisam de forças para enfrentá-la”, afirma.

Hoje a empresa possui duas unidades de produção, uma em Ribeirão Preto (SP), onde funciona a matriz, e outra em Arceburgo (MG). Emprega mais de 600 colaboradores e produz mais de 100 toneladas de produtos diariamente, distribuídos para todo o Brasil e mais de 20 países.

Livro

A história de superação da Cory foi imortalizada por Nelson Castro no livro “O Vôo do Hipopótamo”, lançado em 2006, nome que é uma referência ao biscoito Hipopó, fabricado pela empresa. Toda a renda da obra é revertida para a escola de educação infantil mantida pela Cory, em Arceburgo, e que atende aproximadamente 200 crianças, metade delas filhos dos colaboradores e a outra metade vinda da comunidade.

“Costumo dizer que há muitas coisas que não podemos mudar. Eu não posso mudar Brasília, não posso mudar o governo, mas posso mudar minha empresa, meu trabalho e a minha vida. Concentrar-se naquilo que podemos fazer é uma maneira de obtermos resultados surpreendentes!”, revela Castro.

Sobre a Cory

Uma história que começou em 1968, quando Nelson Castro deixou de ser funcionário de uma grande empresa para realizar o sonho de iniciar o próprio negócio. Abriu a Panificadora Bengala, em Lins (SP), uma “padaria sem forno”, ele ressalta, pois não tinha dinheiro para adquirir um. “Comprávamos o pãozinho de um concorrente e depois revendíamos. Aos poucos fomos conseguindo o capital e finalmente compramos umforno. No tempo ocioso fabricávamos bolos, bisnaguinhas e biscoitos. Até que em 1971 a padaria virou indústria”, relembra.

Três anos depois, Castro empreendeu ainda mais e comprou a Fábrica de Balas Apache, em Ribeirão Preto (SP).  Mais tarde decidiu unir as duas empresas e centralizou tudo em um só prédio no Bairro Lagoinha, zona leste de Ribeirão, onde está a sede da Cory até hoje.

Em 1980, a Cory lançou as balas IceKiss, do inglês “Beijo gelado”, que se tornou líder de mercado com a estratégia de colocar recadinhos de paquera e figurinhas com horóscopo e fotos de artistas nas embalagens.

“Há dois mil anos as balas existem no mundo e sempre foram consumidas pelo sabor que é um valor sensorial. Aí agregamos um elemento de socialização que fez com que a IceKiss caísse no gosto dos consumidores e virasse mania nacional. Hoje, de cada três balas consumidas no Brasil, uma é IceKiss!”, revela.

A aposta seguinte foi o lançamento da bolacha Hipopó, que rapidamente conquistou a criançada com seu personagem cheio de carisma.

Atualmente, além de IceKiss e Hipopó, carros-chefes da empresa, a Cory produz marcas famosas como as balas, drops e gomas de mascar Azedinha, balas Lilith, balas Chita, e uma grande linha de biscoitos, bolachas e pães de mel com as marcas DimelQuero-Quero eShowGol.

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