Ryan White – A Criança vítima do ódio e da ignorância.

ryanNascido em 1971 em Kokomo, no estado de Indiana (EUA), Ryan Wayne White foi diagnosticado aos 6 meses de idade com hemofilia A. A hemofilia. Para tratamento, os hemofílicos precisam receber transfusões do fator VIII, o único tratamento disponível à época (Hoje em dia, existem fatores da coagulação sintéticos).

Ryan permaneceu saudável por toda sua infância, porém em dezembro de 1984, teve que ser submetido a uma cirurgia para retirada parcial de um pulmão, e então foi diagnosticado com o vírus da AIDS. Os médicos lhe deram 6 meses de vida. Entretanto, como se não bastasse para ele e sua família, a dor da doença e o peso de saber que era algo sem cura, o pouco que lhes restavam que era a paz de seus últimos dias de vida, vieram os problemas.

Ryan foi expulso de sua escola, sua família entrou na justiça para que voltasse, em uma batalha de 8 meses com diversas recorrências, teve sua casa apedrejada e pichada, grupos se reuniam em sua porta com cartazes do tipo: “Morra sua bicha”, “Quem mandou ser Gay?”. Com o pouco conhecimento sobre a Aids, as pessoas tinham medo que pudessem pegar o vírus com facilidade, 117 pais d alunos fizeram uma petição para que Ryan não voltasse a escola, o político Mike Huckabee pediu que Ryan ficasse em casa em quarentena, e devido a Ryan trabalhar como entregador de jornais, diversas famílias cancelaram suas assinaturas e Ryan logicamente foi demitido.

Todo esse ódio voltado a uma criança de 13 anos que contraiu Aids através de uma transfusão de sangue.

White Robertson JohnDesamparados e com a notícia começando a sair de sua cidade, Elton John e Michael Jackson entraram na briga.

Elton ajudou a família a comprar uma casa em Cicero, liquidou dívidas da família, arcou com todos os custos hospitalares e de medicamentos e pagou a faculdade da irmã da Ryan.

O garoto chegou a subir no palco com Elton John em um concerto beneficente a Aids em 1988.

Ryan White em um Concerto de Elton John

 

download

Michael Jackson também tornou-se presente na vida de White. Entrevistas, viagens e até passeios em seu parque de diversões. Michael o presenteou com um Ford Mustang Conversível vermelho. Também dedicou a música Gone to Soon do disco Dangerous a Ryan.

Gone to Soon – Michael Jackson

 Apesar da fama e das doações, White declarou que não gostava de estar em evidência, e ele detestava insinuações que aparentemente culpavam sua mãe ou a educação recebida como sendo a causa da doença, e ressaltou que ele estaria disposto a qualquer momento para negociar a sua fama em troca de liberdade da doença.

Em 1988, White falou diante da Comissão Presidencial de Reagan sobre a Epidemia de HIV. White contou à comissão sobre a discriminação por ele enfrentada quando tentou retornar à escola, mas que os conhecimentos sobre a doença fez com que ele fosse bem-recebido na cidade de Cicero.

Em 1989, a ABC apresentou o telefilme The Ryan White Story, estrelando Lukas Haas com Ryan, Judith Light como Jeanne e Nikki Cox como sua irmã Andrea. White fez uma “ponta” no filme, no papel de um rapaz que também estava sofrendo com a doença e fica amigo de Haas.

r2No começo de 1990, a saúde de White deteriorou-se rapidamente. Na sua última aparição pública, ele participou da festa do Óscar com o ex-presidente Ronald Reagan e a primeira-dama Nancy Reagan, na Califórnia.

Em 29 de março de 1990, vários meses antes da graduação, White entrou no Riley Hospital for Children em Indianápolis com uma infecção respiratória. Conforme sua condição foi se deteriorando, ele foi posto em um respirador artificial e sedado. Ele foi visitado por Elton John e o hospital teve o sistema telefônico congestionado com chamadas desejando melhoras.

White faleceu no domingo de Ramos, em 8 de abril de 1990.

Mais de 1 500 pessoas foram ao funeral de White em 11 de abril, um evento realizado pela Igreja Presbiteriana em Indianápolis. Participaram do funeral Elton John, o atleta Howie Long e Phil Donahue.

Elton John cantou “Skyline Pigeon” na cerimônia e também ensaiou com o coral da Hamilton Heights High School para cantar com ele. Ao funeral também foram Michael Jackson e a primeira-dama Barbara Bush.

Até depois de sua morte, um ano depois seu túmulo foi alvo de vandalismo quatro vezes. Conforme o tempo passou, entretanto, seu túmulo tornou-se um lugar de respeito para muitos admiradores.

Legado:

White foi uma de várias personalidades com aids entre a década de 1980 e o início da década de 1990 que ajudaram a modificar a percepção pública da doença.

Muita caridade se fez em torno da morte de White. A Universidade de Indiana faz uma maratona de dança desde 1991, levantando fundos para o Riley Hospital for Children. Entre 1991 e 2008, esse evento ajudou a levantar mais de 5 milhões de dólares para o hospital. O dinheiro arrecadado também ajudou a fundar a “Ryan White Infectious Disease Clinic” um hospital para cuidar das crianças mais doentes do país.

O médico pessoal de White, com quem ele era amigo próximo, Martin Kleiman, tornou-se professor de aids na “Indiana University School of Medicine”, em Indianápolis. Em uma entrevista, dada em 1993, o ativista gay Larry Kramer disse: “Penso que o pequeno Ryan White provavelmente fez mais para mudar a face dessa doença que qualquer um. E ele continua a ser uma presença através de sua mãe, Jeanne White. Ela se tornou uma incrível presença quando dicursa ao redor mundo”.

Em 1992, a mãe de White criou uma fundação com o nome do filho. A fundação trabalhou para aumentar a conscientização das questões relativas ao HIV, focando a questão dos hemofílicos, tais como Ryan White e nas famílias que cuidam de parentes com a doença. A fundação manteve-se ativa durante os anos 1990, com doações atingindo 300 000 dólares em 1997.

Ela tornou-se porta-voz do ativismo relativo à doença, e continuou a se dedicar pela causa através de eventos oratórios no site dedicado ao seu filho, ryanwhite.com.

A morte de White inspirou Elton John a criar a Elton John AIDS Foundation, uma das maiores Organizações não governamentais do mundo. Recentemente Elton lançou o Livro: O amor é a cura, que encontra-se a venda em diversas livrarias no Brasil, sua renda é destinada a sua fundação.

White também se tornou uma inspiração para muitas canções. O próprio Elton John compôs The Last Song, que aparece em seu álbum ” The One” para ajudar um fundo em memória de Ryan White no Riley Hospital. Michael Jackson dedicou a canção “Gone Too Soon” do seu álbum Dangerous a White (vídeo apresentado acima).

rw

Matéria anterior
O Episódio macabro que fez Quico se afastar do Seriado Chaves.
Próxima matéria
Vendas de Roupas pela Internet aumentam cada vez mais!

Mais do É Pop

Menu