É POP na Web! – Seis Franquias que apostam no modelo ‘faça você mesmo’

Seis Franquias que apostam no modelo ‘faça você mesmo’

franquiasExiste um movimento que ganhou força no Brasil. ‘Do it yourself’ ou ‘faça você mesmo” na tradução para o português. É uma tendência que começou fora do país e que se espalhou pelo mundo com a ideia de que as pessoas produzam ou consertem algo por conta própria.

Tradicionalmente os setores de reparos e manutenção absorveram o conceito, que agora começa a aparecer, também, no setor de alimentação. É o caso da rede de franquias Bupaqê, que oferece ao cliente a possibilidade de criar os próprios hambúrgueres e pastéis. Na prática, a pessoa escolhe e indica os ingredientes para um atendente, que monta tudo ao vivo.

“Trabalhamos no ramo de alimentação há quase 40 anos e a ideia de lançar uma nova marca veio da necessidade de inovação neste setor. O consumidor tem procurado, cada vez mais, um produto personalizado e é nisso que apostamos ao criar o Bupaqê”, comenta o empresário Guilherme Carvalho, criador da marca.

Confira algumas franquias que apostam no conceito ‘faça você mesmo’:

Bupaqê
Criado em 2017 na cidade de Goiânia/GO pelo empresário Guilherme Carvalho, o Bupaqê é uma rede de franquias que permite aos clientes escolherem todos os ingredientes de seus burgers e pastéis gourmet. Na prática, o consumidor escolhe os recheios e acompanhamentos enquanto o atendente monta o pedido ao vivo. Para investir na abertura de uma unidade, o valor indicado é de R$250 mil com retorno previsto para 36 meses.

Youburger
Criado em 2012 na cidade de Resende/RJ pelo engenheiro de produção Rodrigo Malca, o Youburger é uma rede de fast-foods onde os clientes montam os próprios sanduíches em telas touch-screen. Para abrir uma unidade, o investimento indicado é a partir de R$250 mil com retorno previsto entre 24 e 36 meses.

Restaura Jeans
Fundada em 1991, a Restaura Jeans é uma rede de franquias de limpeza e reparo de roupas e acessórios. Possui um portfólio de serviços variados como customização, tingimento, restauração do couro e ajustes de costura em roupas novas, além da venda de produtos especializados em conservação de vestuário. A empresa possui 225 unidades, sendo cinco próprias e 220 franquias. O empresário irá investir cerca de R$ 100 mil para abrir uma operação.

Ice Creamy
Com cerca de 70 lojas em operação atualmente, a Ice Creamy é a maior rede de sorvete na pedra do país. Nas unidades da rede, é possível que os clientes escolham a massa do próprio sorvete, que é colocada em pedra fria onde serão adicionados os acompanhamentos. O processo é artesanal. Para abrir uma unidade da rede, o investimento indicado é de R$150 mil. O tempo médio de retorno é de até 36 meses.

Casa do Construtor
Criada em 1993 no interior do estado de São Paulo, a Casa do Construtor é uma das maiores redes de franquias do país. A empresa trabalha com a locação de máquinas e equipamentos para quem deseja fazer pequenos reparos. O valor de investimento indicado para a abertura de uma unidade é a partir de R$555 mil com tempo médio de retorno de 36 meses.

Decore e Comemore
Criada em 2014, a Decore e Comemore é uma rede de franquias de aluguel e venda de artigos para eventos. A empresa oferece móveis, louças, papelarias e outros itens descartáveis para quem deseja organizar uma comemoração por conta própria. Para abrir uma unidade o investimento indicado é de R$420 mil com tempo de retorno previsto para 36 meses.