É POP na Web! Seis Franquias que apostam no modelo ‘faça você mesmo’ - É POP na Web!

Seis Franquias que apostam no modelo ‘faça você mesmo’

franquiasExiste um movimento que ganhou força no Brasil. ‘Do it yourself’ ou ‘faça você mesmo” na tradução para o português. É uma tendência que começou fora do país e que se espalhou pelo mundo com a ideia de que as pessoas produzam ou consertem algo por conta própria.

Tradicionalmente os setores de reparos e manutenção absorveram o conceito, que agora começa a aparecer, também, no setor de alimentação. É o caso da rede de franquias Bupaqê, que oferece ao cliente a possibilidade de criar os próprios hambúrgueres e pastéis. Na prática, a pessoa escolhe e indica os ingredientes para um atendente, que monta tudo ao vivo.

“Trabalhamos no ramo de alimentação há quase 40 anos e a ideia de lançar uma nova marca veio da necessidade de inovação neste setor. O consumidor tem procurado, cada vez mais, um produto personalizado e é nisso que apostamos ao criar o Bupaqê”, comenta o empresário Guilherme Carvalho, criador da marca.

Confira algumas franquias que apostam no conceito ‘faça você mesmo’:

Bupaqê
Criado em 2017 na cidade de Goiânia/GO pelo empresário Guilherme Carvalho, o Bupaqê é uma rede de franquias que permite aos clientes escolherem todos os ingredientes de seus burgers e pastéis gourmet. Na prática, o consumidor escolhe os recheios e acompanhamentos enquanto o atendente monta o pedido ao vivo. Para investir na abertura de uma unidade, o valor indicado é de R$250 mil com retorno previsto para 36 meses.

Youburger
Criado em 2012 na cidade de Resende/RJ pelo engenheiro de produção Rodrigo Malca, o Youburger é uma rede de fast-foods onde os clientes montam os próprios sanduíches em telas touch-screen. Para abrir uma unidade, o investimento indicado é a partir de R$250 mil com retorno previsto entre 24 e 36 meses.

Restaura Jeans
Fundada em 1991, a Restaura Jeans é uma rede de franquias de limpeza e reparo de roupas e acessórios. Possui um portfólio de serviços variados como customização, tingimento, restauração do couro e ajustes de costura em roupas novas, além da venda de produtos especializados em conservação de vestuário. A empresa possui 225 unidades, sendo cinco próprias e 220 franquias. O empresário irá investir cerca de R$ 100 mil para abrir uma operação.

Ice Creamy
Com cerca de 70 lojas em operação atualmente, a Ice Creamy é a maior rede de sorvete na pedra do país. Nas unidades da rede, é possível que os clientes escolham a massa do próprio sorvete, que é colocada em pedra fria onde serão adicionados os acompanhamentos. O processo é artesanal. Para abrir uma unidade da rede, o investimento indicado é de R$150 mil. O tempo médio de retorno é de até 36 meses.

Casa do Construtor
Criada em 1993 no interior do estado de São Paulo, a Casa do Construtor é uma das maiores redes de franquias do país. A empresa trabalha com a locação de máquinas e equipamentos para quem deseja fazer pequenos reparos. O valor de investimento indicado para a abertura de uma unidade é a partir de R$555 mil com tempo médio de retorno de 36 meses.

Decore e Comemore
Criada em 2014, a Decore e Comemore é uma rede de franquias de aluguel e venda de artigos para eventos. A empresa oferece móveis, louças, papelarias e outros itens descartáveis para quem deseja organizar uma comemoração por conta própria. Para abrir uma unidade o investimento indicado é de R$420 mil com tempo de retorno previsto para 36 meses.