“Várias Novinhas” quer troféu de hit do carnaval

768636A7-26B8-4E9E-9D06-541B3B394EEF

 

As novinhas, as mais “velhinhas”, os rapazes, os coroas… Não importa a idade. O fato é que “tá todo mundo descendo”. Essa expressão te remete à algo? Certamente sua resposta será um sonoro “sim”. O hit “Várias Novinhas”, sucesso absoluto na voz de Léo Santana, também ecoada pela voz de Wesley Safadão, já é cotada como a música do carnaval 2018.

Também pudera. A letra fácil, gostosa e instigante, de autoria Breno Casagrande, Samir Trindade e Rafinha Rsq, é daquelas chicletes. Aliás, por falar em Casagrande, o cara, mesmo jovem, já tem colecionado títulos significativos. Ele também é autor do hit “Taquitá” – juntamente com Samir Trindade e Tierry – sucesso na voz da Claudia Leitte. “Em 2017, ganhamos o prêmio Band Folia nacional como melhor música do carnaval. Além de outros cinco prêmios”, revela o compositor. Mas não é só. Esse ano, Casagrande também pode levar o título de melhor música com Tirirititi, na voz do Tayrone. Esta, ele compôs em parceria com Samir e Kevi Jonny.

Pois é: “Várias Novinhas” não sai da cabeça e tem levado multidões ao chão desde o primeiro dia de folia da capital baiana. Agora, vem cá: de onde veio inspiração para compor o hit? Com a palavra, o próprio autor: “a querida inspiração não gosta muito de rotina. Ela quem escolhe os horários. Sentamos para compor para o Wesley Safadão em um dos nossos encontros semanais. A gente não estava com nada preparado. Foi presente dos céus. Se gastamos muito, foram 20 minutos para fazer essa moda. Aí quando o gigante ouviu, ele deu a voz: eu quero! Eu quero! Manda pra ninguém, pai! Essa é do gigante”, conta Casagrande, sem conter o largo sorriso, referindo-se a Léo Santana. “Graças a Deus tem repercutido no País inteiro. Mais de 60 repertórios pelo Brasil”, continua.

Breno tem apenas 23 anos e já mostra para que veio. O talento para as letras está no DNA. Ele é filho do renomado compositor Paulo Jorge, autor de vários hits de sucesso no mercado do axé. Só para citar alguns: “Vai sacudir, vai abalar”, “Coração de bola” e “Hora da Partida”. “Componho desde muito jovem. Quando criança, meu pai sempre me pedia que eu compusesse canções, uma espécie de dever de casa. Me encantei e não parei mais. Minha primeira música foi gravada em 2013, quando tinha 18 anos”, conta Casagrande.

Além do pai, o “dono” das “várias novinhas” diz que também se inspira em Samir Trindade que, além de parceiro de trabalho, é um grande amigo. Bem como em Djavan, Flavinho do Kadet, Thiago e Samuel, Junior Angelim, Magno Sant’Anna, Escandurras, Rafinha RSQ, Junior Pepato, Hiago Nobre, Robson Lima, Kinho Chefão, Bruno Caliman, e tantos outros que, além de influenciadores, são parceiros.

Para Samir, que tem mais de 10 anos no ramo da música e já coleciona mais de 500 composições, esse negócio de ter uma composição na lista das concorrentes ao título de música do carnaval é “viciante”. “A expectativa é a melhor possível. Ainda mais porque este ano estamos ao lado de Léo Santana. Curiosamente, no ano passado, fomos uma espécie de concorrentes”, observa Samir.

Ainda segundo o compositor, ver o cordeiro, o homem com isopor na cabeça, ou seja, pessoas reais, e não internautas, compondo uma multidão dançando e cantando a música de autoria dele é uma sensação indescritível. “Realmente, é emocionante. Considero esse o verdadeiro prêmio”, confessa Samir.

Outros sucessos
Além de “Taquitá” e “Várias Novinhas”, Breno Casagrande tem letras regravadas por nomes d epeso no cenário nacional. Na lista, “Fazer amor”, com Thiaguinho; “Quem me viu, mentiu”, com Simone & Simaria; “Taco Taco”, com o Léo Santana; “Caminhão de pinga”, sucesso no triângulo mineiro com Tallis & Wellington feat. Humberto & Ronaldo; “Comunicado oficial”, com João Neto & Frederico; e tantas outras. “Sou grato a Deus por tantas obras, mas estou certo que 2018 será o ano mais incrível da minha vida no mercado da música. Já tenho alguns projetos em andamento, mas prefiro deixar em segredo”, contém-se Casagrande.

Ah! Não é só. Fora os já citados, o compositor baiano também já emplacou canções na voz de Matheus & Kauan, Kevinho, Maiara & Maraisa, Daniel, Gabriel Diniz, Aviões, Avine Vinny, Pablo, Babado Novo, Harmonia do Samba, Jau, Igor Kannario, Afrodisíaco, Papazonni, Wallas Arrais, Circuladô de Fulô, Rayanne & Rafaela, dentre tantos outros. É mole? Qual é a receita? “A minha grande inspiração vem dos céus, vem de Deus! Ele é o cara! Mas confesso que paixões, histórias, frases de internet e amores são vitais. A tal cereja do bolo, a frase de efeito, uma melodia impactante, um refrão chiclete. Tendo isso, é 90% de chance de se tornar um hit”, revela Casagrande.

Matéria anterior
Anhembi será marcado pelo luxo das fantasias da estilista Paula Guedes
Próxima matéria
Zeeba se destaca em festas de Carnaval no Brasil

Mais do É Pop

Menu