Vida de mulher: como criar uma rotina em que o lado profissional não conflite com o pessoal?

Ser mãe, esposa, trabalhar, dar atenção aos demais familiares, ser amiga e filha são alguns dos muitos papeis desempenhados pela mulher

Não importa se estamos falando de uma empreendedora, de uma funcionária ou de uma profissional liberal. O fato é que toda mulher possui entraves no seu dia a dia e muitas vezes os ponteiros do relógio se tornam inimigos.

Isabela Cotian, psicóloga e coach de mães, aponta que o maior motivo disso é querer fazer tudo ao mesmo tempo.

Ainda que haja uma lista de afazeres diários, o simples fato de vermos diversas tarefas a serem executadas já nos faz ter o impulso de tentarmos correr para liquidarmos os itens.

“Desse modo, perdemos o foco, temos mais interrupções, assim como demoramos muito mais tempo pra concluir a tarefa do que se nos focássemos em um número menor de atividades pra concluí-las uma a uma”, explica.

Por isso, ela indica a formação de “blocos” nessas listas, organizando cada prioridade em seu devido lugar.

“Por exemplo, devemos colocar ‘brincar com as crianças’ e ‘buscar e levar os filhos na escola’ no bloco de ‘Filhos’, enquanto ‘responder aos e-mails’, ‘organizar planilhas’, entre outros, no ‘Profissional’. Essa definição dos blocos vai ser estruturada baseada na rotina de cada mãe e de acordo com o ritmo de cada uma, ou seja, é bem personalizada”, ensina.

Descubra o seu horário mais produtivo e “abuse” dele

Se cada rotina é definida de acordo com o perfil de cada pessoa, obviamente o seu estilo de vida também deve fazer parte desses blocos.

Sendo assim, Isabela indica que o primeiro passo para estruturar uma rotina que realmente funcione é identificar qual o seu melhor horário produtivo: diurno, noturno ou vespertino.

“Depois disso, é o momento de definir quais serão os blocos, como ‘bloco da casa’, ‘bloco da família’, ‘bloco pessoal’ etc., tomando como base as mais importantes de cada um deles nesse período em que a produtividade é mais ativa”, pontua.

Aliás, a coach destaca que um dos maiores erros cometidos pelas mulheres é o de não definirem um bloco para si mesmas.

Ou seja, em uma correria com tantas funções a desempenhar, muitas acreditam que não haja tempo para isso. Mas dá!

“Nesse bloco a mãe vai olhar para si mesma, vai à terapia, academia, fazer as unhas, os cabelos, ler, meditar ou o que faça parte do seu autocuidado físico, mental, emocional e espiritual”, ressalta.

Mulher também é “humana”: não queira ser várias ao mesmo tempo

Embora o empreendedorismo esteja crescendo entre o público feminino por conta da maternidade, algumas ainda trabalham fora.

Para essas, Isabela recomenda que não tente se culpar pela falta de atenção aos filhos, pois uma mãe cansada ou doente é pior.

“É desafiador passar o dia longe das crianças e aos chegar em casa ter as responsabilidades do lar, cuidar dos filhos, conversar com o marido e, em alguns casos, simplesmente querer descansar”, exemplifica.

Sendo assim, mais uma vez ela reforça a utilização da rotina regrada em “tópicos”, para que os afazeres profissionais fiquem no local de trabalho e os papeis da mulher em casa tenham apenas essa finalidade.

“É primordial se lembrar que com foco e organização dá para ter mais qualidade do que quantidade. Focar em um número de atividades que comece e termine no mesmo dia é bem mais produtivo do que começar várias atividades, não terminar nenhuma e ainda levar para a casa”, lembra a psicóloga.

Dicas para criar uma rotina eficaz e que tenha começo, meio e fim

Isabela indica 12 passos para planejar o dia a dia de uma maneira que sempre caiba “o relógio na sua agenda”:

  1. Defina qual tempo do seu dia/ semana você dedicará ao seu trabalho;
  2. Se vista para trabalhar, mesmo estando em casa;
  3. Cumpra o horário de início e fim a cada dia agendado;
  4. Tenha metas diárias;
  5. Termine o que começou;
  6. Organize o dia seguinte sempre um dia antes;
  7. Comemore suas conquistas;
  8. Tenha uma rede de apoio, principalmente se houver compromissos extras que não podem ser delegáveis (como mãe, sogra, babá ou o que for preciso);
  9. Saiba delegar afazeres quando preciso;
  10. Peça ajuda ou contrate serviços que possam auxiliar em itens que não necessite exclusivamente de você;
  11. Lembre-se de beber água e se alimentar bem;
  12. Separe seu tempo para o bloco pessoal, independentemente das metas profissionais.

Serviço:

Isabela Cotian – www.isabelacotian.com

 

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