É POP na Web! – Visita em unidade de conservação incentiva consciência ambiental de estudantes de Rio das Ostras

Visita em unidade de conservação incentiva consciência ambiental de estudantes de Rio das Ostras

Alunos do Colégio Conceito fizeram trilha de aproximadamente 4 km na Reserva Biológica União

 

Aula de campo ressaltou a sustentabilidade e a importância do cuidado com o meio ambiente. Foto: Divulgação

Uma trilha de aproximadamente 4 km de extensão, localizada na Reserva Biológica União, colocou os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio do Colégio Conceito em uma verdadeira aula de imersão sobre meio ambiente e sustentabilidade. Nesta quarta-feira, dia 26, cerca de 50 estudantes estiveram na Trilha Interpretativa do Pilão e conheceram de perto milhares de espécies da Mata Atlântica, habitat do mico-leão dourado, espécie ameaçada de extinção, encontrada apenas nesta região do estado do Rio de Janeiro.

 

A ação reforçou a consciência relacionada a preservação dos recursos naturais. Em todo o momento, os visitantes foram acompanhados pela equipe técnica da unidade de conservação, bem como pelos profissionais do Colégio, que também auxiliaram nas respostas de várias dúvidas sobre os seres vivos que habitam na reserva.

 

De acordo com a professora de Biologia da escola, Ingrid Pinto, os estudantes tiveram a oportunidade de se sentirem pertencentes a natureza. “A sensação de estarem imersos em algo que antes só parecia literatura é impagável. O cheiro, o som do local, o medo de encontrar algum animal selvagem (cobra coral, aranha armadeira, porco do mato, jaguatirica…), bem como o desejo de ver animais vivendo em seu habitat natural e pertencer a tudo isso, só é possível em saídas de campo assim”.

 

Cerca de 50 estudantes fizeram a trilha de aproximadamente 4 Km. Foto: Divulgação

No percurso, os visitantes constaram o que pode ocorrer em um meio ambiente quando são inseridas espécies invasoras (eucalipto e bambo de balde). Tudo explicado com dados de trabalhos de pesquisa que comprovam este problema. “Foi uma experiência maravilhosa fazer aquela trilha e saciar um pouquinho das dúvidas deles”, ressaltou Ingrid.

 

A Reserva Biológica União é uma unidade de conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A reserva ainda possui uma trilha inclusiva, a Trilha Interpretativa do Pilão, adaptada para pessoas com deficiência, com quase um quilômetro de extensão em meio a uma Mata Atlântica preservada. O objetivo desta trilha é de incluir pessoas com deficiência da região nas atividades de educação ambiental desenvolvidas na Reserva Biológica União.